É comum atletas usarem anti-inflamatórios e suplementos para evitar dores e lesões.
Durante 60 dias, um grupo de dez atletas tomou o chá. Outros dez não tomaram e serviram de controle para a eficácia da pesquisa. A cientista em alimentos, Ana Vládia Moreira lembra que “A canela é uma das especiarias mais utilizadas no mundo inteiro. Ela tem alto poder conservante. Inclusive, na época das múmias do Egito, era usada como conservante”.
Resultados:
A pesquisa mostrou que a maioria dos atletas teve uma redução do MDA, substância que causa lesões musculares e dores. O chá ajudou a diminuir a sensação de desgaste físico depois dos exercícios. "Eu senti que durante os treinos longos e as corridas não tinha tanta necessidade de fazer uso de anti-inflamatórios", conta a zootecnista Inês Greca.
“Não há um alimento por si só capaz de reverter uma doença. Há um conjunto de fatores. Cabeça boa, corpo em movimento e uma pitadinha de sabor não fazem mal a ninguém”, finaliza Ana Vládia Moreira.
Como fazer:
É um chá simples, fácil de fazer. Recomendo utilizar as especiarias envolta em gazes e logo após colocá-las na água. Segundo Ana Vládia Moreira “O ponto ideal [da água] é quando começa a levantar bolhinhas. Você apaga e está no ponto de colocar na xícara. Com a água pronta, colocamos o sache”. A dose diária é de uma colher de chá em uma xícara de água. Ou seja, não adianta tomar um bule de chá. Uma chícara é o suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário